Fabaceae

As Fabaceae constituem uma das maiores famílias de angiospermas, com 727 gêneros e cerca de 19.325 espécies, distribuídas em três subfamílias: Faboideae, Mimosoideae e Caesalpinioideae (Lewis et al. 2005) e 36 tribos. A família apresenta uma distribuição ampla ao redor do globo, está presente tanto nas florestas tropicais quanto desertos, planícies e regiões alpinas (Doyle & Luckow 2003).

Bauhinia longifolia (Bong.) Steud. - Pata-de-vaca

                                Foto/Reprodução: Luana Fontenele Cardoso


Esta espécie é do tipo arbórea, nativa do bioma cerrado. Seu período de floração vai de março até setembro. Seu modo de polinização se dá por meio de morcegos, sendo os principais responsáveis pela sua reprodução.
Uma de suas características é a inflorescência como unidade de atração. Apresenta flores bissexuadas, com sua forma unguiculada. Quanto a morfologia da flor é do tipo zigomorfa de coloração branca. Possuem apenas um carpelo e um lóculos em seus ovários. Sua placentação é parietal, com estilete presente, seu estigma é áfido.
Presença de odor, o recurso floral é o néctar e flor de tamanho muito grande.



Cenostigma nordestinum E. Gagnon & G.P. Lewis – Catingueira

Foto/Reprodução: Luana Fontenele Cardoso

É uma árvore de pequeno porte que ocorre principalmente e solos arenosos. Essa espécie possui tronco de coloração acinzentada. Suas flores possuem leve odor adocicado, possuem pétalas amareladas e uma pétala central com pontuações avermelhadas que representam guias de néctar. Além disso, devido ao seu crescimento rápido, essa espécie pode ser utilizada em reflorestamentos de áreas degradadas e também em projetos de paisagismo urbano.



Hymenaea courbaril L. – Jatobá

Foto/Reprodução: Luana Fontenele Cardoso

As folhas são pecioladas, bifoliadas e com disposição alterna; os folíolos são subsésseis; a base é desigual; o ápice é atenuadoa acuminado; a margem é inteira; a lâmina é lustrosa. As flores são actinomorfas, hermafroditas, unicarpelares e uniloculares. O fruto é um legume indeiscente, lenhoso. As sementes, em número de 2 a 6 por fruto ou mais, apresentam formato obovóide a elipsóide. No Brasil, ocorre do norte até o sudeste; ocorre tanto em solos de alta como de média fertilidade.



Piptadenia stipulacea (Benth.) Ducke - Jurema Branca

Foto/Reprodução: Luana Fontenele Cardoso

É uma árvore de porte médio que ocorre em solos arenosos e em locais abertos. Seu tronco é acinzentado, possui ramos com espinhos esparsos e copa bem aberta que durante a estação seca encontra-se completamente sem folhas. Suas inflorescências são reunidas em espigas, compostas por flores muito pequenas, brancas e suavemente perfumadas . suas flores fornecem néctar e pólen para muitos insetos como moscas, besouros e principalmente abelhas nativas.

0 comentários:

Postar um comentário